
Sobre nós
O Instituto de Desenvolvimento Regional (IDER) nasceu em 2019, por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, que, incomodados com a situação social do nosso país, se reuniram para discutir o cenário sócio econômico atual, visando desenvolver ferramentas para auxiliar empresas a analisar suas práticas de gestão, além de apresenta-las a necessidade de criar compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Mas que, em contrapartida, notou-se a fragilidade na gestão das organizações da sociedade civil (OSC), no qual desenvolvem papel fundamental nas ações de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
​
Constataram que no mundo contemporâneo, a democracia, como exercício cotidiano, não é mais possível sem o envolvimento e ação fiscalizadora dos cidadãos comuns. O papel de uma sociedade informada e atuante não é o de esperar tudo do Estado, pelo contrário, é de cuidar junto, sendo, portanto, uma alternativa cada vez mais eficiente e democrática.
Dessa forma, pensou-se em um novo perfil participante e responsável da sociedade brasileira, traduzindo-se na busca de novas formas e articulações entre organizações do Terceiro Setor, Órgãos Governamentais e Empresas.
​
Valorizar a corresponsabilidade dos cidadãos, é reconhecer que a parceria com a sociedade permite ampliar a mobilização de recursos para iniciativas de interesse público, que passam a ser aderidas por organizações da sociedade civil. É o surgimento da iniciativa privada com fins públicos, com o objetivo de combater os grandes problemas do mundo atual. Além disso, é um novo modelo de atuar nas questões sociais de forma eficiente, deixando o modelo filantrópico e assistencialista muito utilizado por uma parcela das organizações.
​
O IDER nasce, com o intuito de atuar junto às empresas na prestação de serviços, visando a melhoria do negócio, na responsabilidade social, no desenvolvimento de questões sócio ambiental, e, também para atuar como sociedade civil organizada, assessorando a criação, a implementação e o desenvolvimento de ações, bem como na formação de gestores e equipe de outras organizações da sociedade civil. Atuando então como agente articulador entre empresas e organizações da sociedade civil.